domingo, 2 de enero de 2011

Os Quillengues têem um exercício a que chamam ómudinhu

1. Boletim da Sociedade de geographia de Lisboa: Volúmenes 26-27 ,Sociedade de Geografia de Lisboa - 1907 - Vista de fragmentos

... batendo todos um cadenciado de palmas e dando pulos. Chamam-lhe ésáka. Os Quillengues têem um exercício a que chamam ómudinhu, que consiste em saltos prodigiosos em que atiram com as pernas posteriormente para o ar ea cabeça para baixo. E' acompanhado de palmas fortes. 77.»

1. Boletim Cultural: Números 20-25 ,Luanda (Luanda, Angola). Câmara Municipal - 1968 - Vista de fragmentos
... a que chamavam ómudinhu, o qual consistia em «saltos prodigiosos em que atiravam com as pernas posteriormente para o ar ea cabeça para baixo». Este jogo era acompanhado de palmas fortes. Na realidade, esta nota dinâmica do jogo,
Nota del pesquisador: Este modelo de déficit supõe que africanos não tiveram nenhuma arte marcial
como modelo para combinarem movimentos de dança para defender-se. Matthias Assunção propôs recentemente uma hipótese de variante de que o jogo de capoeira é um híbrido, feito da mistura de artes marciais africanas numerosas tais como a cufuinha de Luanda (uma dança de guerra manejando uma faca sem chutes), a bassula de Angola (uma luta em que os oponentes se agarram) e o ómudinhu (uma dança acrobática cimbebasiana de inversão corpórea) (ASSUNÇÃO, 2005, p. 47-66).
Esta teoria indaga: se o jogo de capoeira era um sistema híbrido de luta sob a opressão do cativeiro, por que os escravos não incorporavam os movimentos mais mortais e eficientes da África como os ganchos senegambianos, as artes marciais mistas como eko-cheche e os socos poderosos de boxe de dambe dos Hausas, que podiam ser aprendidos muito mais rápido do que pontapés acrobáticos? Mais importante: não há nenhuma evidência segura das técnicas de bassula ou cufuinha como componentes centrais do jogo de capoeira.7. fuente: Antropolítica N iterói, n. 24, p. 103-124, 1. sem. 2008

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