miércoles, 9 de febrero de 2011

1760- Bahia differentes divertimentos- dansas africanas

...................(pag 53-54) do Ganzá entoados algunas vezes pelas harmonias do Quissange, da Marimba, do Birimbáo ou do Gongon.

No sertão do Maranhão usa-se um batuque originalissimo, que pela denominação dos instrumentos bem parece a transformaço do samba africano em samba brasileiro. Compõe-se este samba ou batuque dos seguintes instrumntos: o Pererenga, atabaque de pequena dimensào que exerce o papel de cantante por ser o mais agudo ; o Fungador, que por ser médio faz o contra-tempo; o Socador, que por ser grave faz a marcação, e finalmente o Roncador, que Por ser muito grande e produzir sons muito graves, exerce o papel de contra-baixo ou bombardon e emitte compassada e alternativamente sons tào profundos e cavernosos que parecem sahirem mysteriosamente das entranhas da terra.
Por occasiào das festas em honra ao casamento de D. Maria I, rainha de Portugal, com o principe D. Pedro, a 6 de Junho de 1760, fizeram-se aqui na Bahia differentes divertimentos, a maior parte dansas africanas, das quaes constam: A Dansa dos Offíciaes de Cutellaria e da Carpintaria assciadamente vestidos com fardas mouriscas; a dansa dos Congos, que apresentaram os ourives em forma de embaixada; o Reinado dos Congos, que se compunha de mais de oitenta mascaras, com fardas ao seu modo de trajar, ………..após as cerimonias da chegada do Rei e da Raina, os Sobas e mais personagens de sua guarda de honra deram començo a funcção, dansando as Tayeras e os qucumbres ao som dos instrumentos propios do seu uso e rito.
FUENTE: A musica no Brasil desde os tempos coloniaes até o primeiro decenio da republica (1908)Author: Guilherme Theodoro Pereira de Mello, Publisher: Typ. de S. Joaquim, Year: 1908, Language: Portuguese

1 comentario:

  1. A palavra bantu e o plural de muntu, pessoa, e tornou-se uma expressão geral, para designar os negros da vasta área sul-africana que à excepção dos hotentotes boschimanos, falam a língua bantu. Esta é um vasto conglomerado linguístico, com mais de 260 dialetos, como o provaram os estudos fundamentais de Lepsius.(36)Arthur Ramos

    ResponderEliminar