jueves, 10 de febrero de 2011

1907- PARÁ- Tocador de Berimbau

(pag 9-10)- Chico Berimbau :—Voç6 só conta broca é nessa viola, seu cumpade. Eu quero vê o bicho, mas porém é no berimbau, Rrrraque!

Gregório :
Quando Christo fez o mundo,
não foi tudo dua veis,
criou gente, criou burro,
cada quá cum sua leis,
e também p'r'os tratamento
fez sinhores e vocêêêês ...
(Palmas do auditório).
Chico Berimbau:—Inda qui má lhe pregunte: de que seltão você é, cabra dos diabo ? Rrrraque ! . . .
—Sô d'ua terra damnada
qui é mciis ruim qui o Piancó,
onde faca não tem pena nem bacamarte tem dó quando um cabra vae p'r'a cova,
leva três, já não vae sóóóó . .
—Tá se vendo mesmo pulo teu ôio qui
você não é boa bisca. . . Mas não toca -berimbau.
Tá hi. Rrrraque !
—Não seio se é rezão minha,mas porém não digo mau no meu tempo era só preto qui tocava berimbau,
bebendo na cuia cheia cachaça cum mé de paaau. .
— Você é bruto ! Rrrraque !
ZÉ Botija:—Home, você já tá cuspindo muito fora do caco !
Vá você cum seu birimbau lá p'r'a casa do cão, e deixe nós aperciá o cantado.
—Sarta, coruja, qu'eu sô altista! Rrrraque!
João Vareta :~Não pôde insurtá o altista na sceença d'elle !
Tá incommodado, mude-se!
—Bravíssimo ! Rrrraque !
Dois partidos logo se formaram : um do Gregório, outro do Chico Berimbau, e choveu murro¡
Infelizmente, quem sahiu mal do turumbamba foi o conspícuo cantador, que viu em estilhas a sua adorada Patadva. o pinho mais famoso e querido nos sambas do Áracaty.

FUENTE: Pessoal d'arrelia ; Que tenho eu com isto? [microform] : em commemoração ao 32. anniversario d'A Provincia do Pará (1907), Author: Canto, João do; Canto, João do. Que tenho eu com isto?, Publisher: Belém, Pará : Secção de Obras d'A Provincia do Pará, Language: Portuguese



No hay comentarios:

Publicar un comentario