jueves, 10 de septiembre de 2009

Simbología RASTA entre Angoleros


Página 150 6 Mestre Pastinha and the codification of Angola style Figure 6.1 Mestre Pastinha in 1965. Drawing by A. Neves e Souza, from . ...

1 comentario:

  1. Dominando a arte da capoeira, Mestre Pastinha passou, com o decorrer dos anos, a defendê-la como esporte, idealizando, assim, a Capoeira Angola. Esse estilo foi construído em oposição às outras lutas e ao estilo de Capoeira Regional idealizado por Mestre Bimba.
    Os angoleiros tiveram que colocá-la como prática única e genuína. Assim, Mestre Pastinha atacou a Capoeira Regional, apontando-a como misturada a outras lutas que estavam em evidência na época. Mestre Pastinha inventa a Capoeira Angola dentro de uma nova idéia: a que une a concepção esportiva à ludicidade. A capoeira é apresentada então, como ímpar, fruto da experiência africana no Brasil e que teria sido desenvolvida em Angola, mas trazendo as contribuições de congoleses, moçambicanos e indígenas. Assim, na concepção de Mestre Pastinha, a capoeira teria sua origem em Angola, mas teria se transformado no Brasil. Ela teria deixado de ser “luta de ataque” para ganhar os movimentos de defesa e um aspecto lúdico neste país.

    ResponderEliminar