Pintura: Thomas Ender-Rio de Janeiro 1817
Gravura:Titulo CAPOEIRA Digital:icon395061_73v_238.tifAutor/Criador:Ender, Thomas, 1793-1875.Título:[Estudos de atitudes: capoeira.]Data:[18--].Em:-Thomas Ender -Procedente do Gabinete de Gravuras do Museu de Belas Artes de Viena.
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Revista Brasileira de História,Print version ISSN 0102-0188,Rev. Bras. Hist. vol.26 no.52 São Paulo Dec. 2006,doi: 10.1590/S0102-01882006000200009 ,DOSSIÊ: ESCRAVIDÃO
ResponderEliminarA África carioca em lentes européias: corpos, sinais e expressões1, Eneida Maria Mercadante Sela, UNICAMP
Os negros gostam muito de música. Consta da gritaria monótona de um entoador, cujo estribilho é seguido por todo o coro de maneira igualmente monótona, ou quando instrumental, do sonido de uma corda retesada num pequeno arco, num simples instrumento que descansa sobre uma cabaça esvaziada e dá, no máximo, três tons; ou do débil ruído de uma varinha de ferro fixada numa pequena tábua e que, ao contato com o polegar, deixa ouvir o seu pobre som. Aqui devo dizer uma palavra sobre suas danças. Consistem, como quase todas as danças propriamente nacionais, na expressão de galanteios. Apenas, num povo tão selvagem como o negro, o galanteio é grosseiramente indicado na dança. A nossa valsa, que repousa no mesmo princípio, e o próprio fandango, tão próximo de seu caráter primitivo, ficam muito atrás em expressão pantomímica, de uma dança angolana. Vêem-se com freqüência negros dançando nas ruas. Comumente são três, dos quais dois representam o par amoroso, cuja união o terceiro procura impedir. Deixam-se empolgar de tal maneira pelo furor báquico dessa dança, que não a interrompem enquanto não caem exaustos. (Pohl, cit., p.85-6) fuente: POHL, Johann Emmanuel. Viagem no interior do Brasil empreendida nos anos de 1817 a 1821. Rio de Janeiro: MEC-INL, 1951
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882006000200009&script=sci_arttext&tlng=en