INDÚSTRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO DO
CORPO NO JOGO DE CAPOEIRA:
Estudos sobre a presença da capoeira na sociedade administrada
MULEKA MWEWA
Ilha de santa Catarina, 2005.
...................A respeito das origens da capoeira, a historiografia especializada ainda não nos deu uma resposta definitiva, o que justifica o empreendimento em mais pesquisas. Por mais que esta não seja a nossa principal questão, até porque não teríamos fôlego para tanto, vamos tecer algumas considerações a respeito dos itinerários históricos da capoeira12 a partir da
abordagem de estudos historiográficos.
12 Faz-se necessário explicitarmos as nossas referências: A vida dos escravos no Rio de Janeiro 1808-1850
(KARASCH, 2000), A negregada instituição: os capoeiras na corte imperial 1850-1890 (SOARES, 1999), A
capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850) (SOARES, 2002), a dissertação
de mestrado A capoeira no jogo das cores: criminalidade, cultura e racismo na cidade do Rio de Janeiro
(1890-1937) (PIRES, 1996), a tese de doutorado Movimento da cultura afro-brasileira: a formação histórica
da capoeira contemporânea 1890-1950 (PIRES, 2001) e o livro intitulado Bimba, Pastinha e Besouro de
mangangá: três personagens da capoeira baiana (PIRES, 2002), e, finalmente, o artigo do Luiz Renato
Vieira e Röhrig Matthias Assunção (1998), intitulado Mitos, controvérsias e fatos construindo a história da
capoeira.
http://www.capoeiraunb.com/textos/MWEWA,%20Muleka%20-%20Industria%20cultural%20e%20educacao%20do%20corpo%20no%20jogo%20de%20capoeira.pdf
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